Início

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Simpósio de Biodiversidade: Bolsistas do Projeto Lagoas Costeiras participam do evento na UFSM

      Bolsistas do Projeto Lagoas Costeiras II participaram do Simpósio de Biodiversidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal e pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria e ocorreu nos dias 5 à 8 de dezembro.   
     
     O Simpósio de Biodiversidade é um evento nacional, realizado a cada dois anos, que busca esclarecer ao biólogo, ao estudante de ciências biológicas e à sociedade, conceitos relacionados à biodiversidade bem como ressaltar a importância da aplicação desses conceitos para amenizar o processo de degradação ambiental, melhorando a qualidade de vida de todas as espécies.


Aline Mazzoni apresentando poster sobre o Projeto Lacos I
Roberta Meneghel apresentando poster sobre o Projeto Lacos I
Camila Demeda e o poster do Projeto Lacos II: "Uso da Percepção Ambiental como instrumento de avaliação da implementação da Agenda 21 Escolar"
Sabrina M. Schuh e o poster do Projeto Lacos II: "Mídias Digitais: Ferramenta de Comunicação em Projeto Socioambiental"

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Turismo: Votação das "7 Maravilhas" e Quarto Favo Literário

           Nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro, os técnicos do Projeto Lagoas Costeiras II participaram do Quarto Favo Literário de Balneário Pinhal. 
          No dia 30, no período da noite, foi realizada a abertura do evento, seguido de algumas apresentações dos alunos e convidados. O público era principalmente formado por alunos do EJA. 
            No dia seguinte, no período da manhã deram sequência as atividades, e o público eram crianças de 05 a 18 anos de diferentes escolas do município. Totalizando os dois dias, passaram mais de 200 pessoas pelo evento.
           Durante o evento os ténicos do Projeto Lagoas Costeiras realizaram a atividade “Votação das 7 Maravilhas” de Balneário Pinhal, que tem como objetivo levantar até 7 elementos (locais, objetos, acontecimentos, podendo esses representar tanto patrimônio natural, cultural, material ou imaterial) do município, a partir da percepção e visão do morador. Os locais apontados podem ser conhecidos ou não turisticamente, no caso de não serem turísticos, podem futuramente constituir um potencial para exploração turística.  
      
Moradores participando da enquete
Técnicos do Projeto Lagoas Costeiras II


Público participando da enquete na EMEF Calil Miguel Allem
Moradores participando da enquete
  

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Saída a Campo - Botânica

           Realizados nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, em Palmares do Sul.

Equipe da Botânica
Os alunos coletando as plantas nas dunas
         No dia 26 foram realizadas coletas nos arredores da Lagoa do Capão Alto e Potreirinho, onde coletou-se grande variedade de gramíneas, totalizando 40 espécies. 
     
        No dia 27, foram realizadas coletas próximas a Lagoa do Cipó, no campo, nas dunas e nas proximidades da Lagoa da Porteira, onde foram avistados bandos de aves, alguns répteis e anfíbios, além da vegetação. As coletas botânicas mais representativas foram Gramíneas, Cyperaceas e algumas espécies arbóreas.

Prof.ª Luciana tirando fotos da vegetação
Vegetação das matas próximas às Lagoas