Início

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saída a Campo (10/01/12 à 12/01/12) - Botânica

         A saída de coletas foi composta de 2 professores, Ronaldo Wasum e Luciana Scur, a técnica Francieli, Eduardo e Felipe, bolsistas da Botânica, e Maurício, bolsista da zoologia (aves).
        As coletas foram realizadas nos municípios de Palmares do Sul e Cidreira. Coletou-se material botânico em diferentes fitofisionomias como: Mata de Restinga Pluvial, marinha, banhados, dunas, campo úmido e campo seco. 

Bolsista coletando as plantas
Equipe organizando as coletas realizadas
       
             Do esforço amostral, coletou-se cerca de 200 números de plantas, sendo estas ainda não identificadas pela equipe.
     

Equipe da Botânica que esteve em campo
      
       O bolsista da zoologia, Maurício, esteve presente nas áreas de coleta da botânica, registrando cerca de 105 espécies de áreas da região. 
          Algumas espécies encontradas foram:

Emberizoides ypiranganus (canário-do-brejo)

Ammodramus humeralis (tico-tico-do-campo)

Porzana albicolis (sanã-carijó)

Xolmis irupero (noivinha)

Athene cunicularia (coruja-do-campo)

Circus buffoni (gavião-do-banhado)


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Saída a Campo - Janeiro/2012 - Ecologia das Lagoas

           Nos dias 03 à 09 de janeiro de 2012, a equipe responsável pela ecologia das lagoas foi novamente a campo. Nesta semana foram realizadas novamente pesquisas e coletas em diferentes lagoas: Lagoa da Porteira, Lagoa do Quintão, Lagoa da Charqueada, Lagoa do Rincão das Éguas, Lagoa da Rondinha, Lagoa da Fortaleza, Lagoa da Suzana, Lagoa da Prainha e Lagoa da Tapera. 

Equipe que foi a campo na primeira semana de janeiro
Colocando o barco na lagoa
                  
          Foram realizadas coletas de macrófitas e de macroinvertebrados. Também coletou-se dados com o ecobatímetro, aparelho que mostra a profundidade das lagoas.

Triando as coletas de macroinvertebrados realizadas na lagoa
No barco, coletando os dados
Parada para o almoço na Lagoa da Suzana




 
             A equipe irá novamente na terceira semana de janeiro para novas coletas de dados.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras voltam de visita técnica na Alemanha

Os professores Dra. Rosane Maria Lanzer e Dr. Matheus Parmegiani Jahn, pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras II, estiveram em dezembro de 2011 em uma viagem técnica pela Alemanha, visitando institutos federais de pesquisa, buscando aprimorar os conhecimentos na área de ecotoxicologia e saúde.

        Na cidade de Koblenz, os pesquisadores estiveram no Bundesanstalt für Gewässerkunde - bfg (Agência Federal dos Recursos Hídricos), instituto que monitora a qualidade da água através de parâmetros químicos, físicos e biológicos. 

Prof. Matheus na frente do bfg


     Além de visitar as instalações do instituto, aprenderam uma técnica de avaliação do potencial endócrino de poluentes presentes em amostras de água. No bfg, os pesquisadores acompanharam todas as etapas deste ensaio, juntamente com a responsável técnica Ramona Pfänder e o pesquisador Dr. Sebastian Buchinger, desde a parte laboratorial até a discussão dos resultados.

Prof. Matheus no Clean Bench - bfg

Profa. Rosane e Prof. Matheus com Dr. Buchinger do bfg

Laboratório de Toxicologia no bfg
Profa. Rosane com a técnica Ramona
Profa. Rosane no Clean Bench


         Em Munique, os pesquisadores estiveram no Helmholtz Zentrum München - Deutsches Forschungszentrum für Gesundheit und Umwelt (Instituto Helmholtz - Centro de Pesquisa Federal de Saúde e Meio Ambiente)visitando diversos laboratórios de pesquisa de um dos principais centros federais de pesquisa ambientais e da área da saúde da Alemanha, e uma referência mundial em análises ambientais. Os pesquisadores se reuniram com o Pesquisador Professor Dr. Dr. Karl - Werner Schramm, diretor do Instituto de Química Ecológica (Institut für Ökologische Chemie), cujo trabalho envolve diversos tipos de ensaios de avaliação de potencial toxicológico utilizando-se os mais variados métodos e visando sempre o efeito final sobre o ser humano.

Profa. Rosane no Instituto de Química Ecológica

Profa. Rosane e Prof. Matheus com o Prof. Dr. Dr. Schramm no Instituto de Química Ecológica
  
        Em Trier, os pesquisadores estiveram na Universidade de Trier (Universität Trier) onde tiveram uma reunião técnica com os pesquisadores Prof. Dr. Martin Paulus e Dr. Joachim Krüger, parceiros na realização de intercâmbios e pesquisas em convênio entre a UCS e Universidade de Trier. 

Profa. Dra. Rosane com Prof. Dr. Martin Paulus e Dr. Joachim Krüger (à direita)
      
        Nesta mesma Universidade os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer um renomado Banco Federal de Amostras Ambientais (Umweltprobenbank des Bundes) onde pesquisadores e técnicos coletam, analisam e depositam anualmente, desde 1984, amostras de diferentes táxons e de diferentes ecossistemas para que sejam analisadas possíveis alterações nestes ambientes com o passar dos anos. É a única instituição no mundo que possui a possibilidade de analisar contaminações ambientais ao longo deste período.

Prof. Dr. Matheus com o Prof. Dr. Martin Paulus visitando o Banco Federal de Amostras Ambientais
               
         Ainda na Universidade de Trier, os professores Matheus e Rosane conversaram com o Dr. Reinhard Bierl sobre a análise de agrotóxicos nas águas superficiais e subterrâneas. Esse estudo será desenvolvido em forma de um Trabalho de Conclusão de Curso pela acadêmica do Curso de Biogeoanalítica, Fernanda Lang, sob a orientação do Dr. Bierl, e que fará as amostragens na região costeira nesse verão.

      Os conhecimentos adquiridos nesta viagem serão de extrema importância para o desenvolvimento do Projeto LACOS II, e estes conhecimentos e estas técnicas serão repassados para os pesquisadores, técnicos e alunos participantes do projeto com o intuito de multiplicar estes conhecimentos e enriquecer o Projeto Lagoas Costeiras II.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Zoologia - início do levantamento das aves nos municípios parceiros

           Atividades durante os dias 16, 17, 18 e 19/12/2011.
Foram visitadas um total de 10 lagoas nos três municípios contemplados pelo Projeto LaCos II.
O trabalho de campo objetivou a amostragem da avifauna por meio de observações com auxílio de binóculo e câmera digital fotográfica durante deslocamentos entre as áreas e transecções nos biótopos adjacentes as lagoas, como campos com bovinocultura, banhados, matas de restinga e dunas.
Foram identificadas um total de 110 espécies de aves durante o trabalho, podendo-se citar o colheireiro (Platalea ajaja), marreca-pardinha (Anas flavirostris), gavião-do-banhado (Circus bufoni) e cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus), espécies estas características de ambientes úmidos, como os encontrados no sistema lagoas costeiras e fundamentalmente dependentes de banhados, charcos e juncais em bom estado de conservação.
batuíra-de-coleira - Charadrius collaris

caturrita - Myiopsitta monachus








martim-pescador pequeno - Chloroceryle americana
coruja-buraqueira - Athene cunicularia








 
Maurício Bettio amostrando a avifauna da região das lagoas costeiras







quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saída a Campo - Morfologia das Lagoas

         Nos dias 15 à 20/12 a equipe da morfologia das lagoas foi a campo para fazer o levantamento da profundidade e entorno das lagoas costeiras. 
        O levantamento batimétrico foi realizado utilizando ecobatímetro de frequência simples o qual identifica os dados de profundidade em determinado ponto com as coordenadas de posicionamento geográfico relativas, através de receptor GPS.
            As lagoas onde já foram feitos os levantamentos foram a Lagoa do Capão Alto, Lagoa do Pinheiro, Lagoa do Potreirinho, Lagoa da Charqueada, Lagoa do Cipó, Lagoa do Quintão, Lagoa da Cerquinha, Lagoa da Rondinha, Lagoa da Suzana e Lagoa do Lessa.

Equipe que foi a campo para análise das lagoas 


Equipe da Batimetria na Lagoa da Cerquinha
    








Equipe na Lagoa da Charqueada



Lagoa do Capão Alto

        










     
           A próxima ida para continuar o levantamento batimétrico será na primeira semana de janeiro de 2012.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Festa de Final de Ano nas escolas parceiras do Projeto Lagoas Costeiras II

     No dia 14 de dezembro a equipe de Educação Ambiental participou da festa de encerramento de ano da escola José Marques Lopes em Palmares do Sul. Foi entregue à direção e professores da escola a Agenda 21 Escolar realizada ao longo do ano, além de brindes aos professores e alunos, que se apresentaram cantando a música do Projeto Lagoas Costeiras. 

Professores receberam a Agenda 21 Escolar


Equipe distribuindo os brindes às crianças
Equipe do Projeto com a Diretora, Secretária de Educação e alunos da EMEF José Marques Lopes

Prof. Alois Schäfer, coordenador do Projeto auxiliando um aluno com sua mochila

Professores receberam seus brindes

Alunos apresentando o hino do Projeto Lagoas Costeiras II

    No dia 15 de dezembro, a festa de encerramento foi na escola Calil Miguel Allem em Balneário Pinhal. A Agenda 21 Escolar foi também entregue e os alunos cantaram a música do Projeto LACOS. Professores e alunos ganharam brindes. 


Professores recebendo seus brindes
Prof. Alois Schäfer, coordenador do Projeto junto a Secretária de Educação e o diretor da EMEF Calil Miguel Allem


Professores recebendo a Agenda 21 Escolar



Alunos recebendo os brindes do Projeto Lagoas Costeiras II
  

Alunos da EMEF Calil Miguel Allem
        
Estudantes posam para foto com seus brindes junto à Equipe do Projeto
 

       Na escola Alfredo Pedro da Silva em Cidreira, a festa de final de ano foi no dia 16 de dezembro. A Agenda 21 Escolar da escola foi entregue à direção e professores. Brindes foram distibuídos aos alunos e professores. Foram realizadas apresentações de fim de ano da escola.
   
Alunos da EMEF Alfredo Pedro recebendo os brindes do Projeto Lagoas Costeiras II
Professores receberam a Agenda 21 Escolar
Alunos assistindo às apresentações
Integrantes do Projeto
Alunos da EMEF Alfredo Pedro
Alunos da EMEF Alfredo Pedro com a equipe de Educação Ambiental
      
        Estes eventos concluíram as atividades de Educação Ambiental do ano de 2011 com a entrega do documento Agenda 21 Escolar para cada escola participante. A equipe agradece o apoio e dedicação da direção e professores das escolas, bem como das secretarias de educação envolvidas.