Início

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras voltam de visita técnica na Alemanha

Os professores Dra. Rosane Maria Lanzer e Dr. Matheus Parmegiani Jahn, pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras II, estiveram em dezembro de 2011 em uma viagem técnica pela Alemanha, visitando institutos federais de pesquisa, buscando aprimorar os conhecimentos na área de ecotoxicologia e saúde.

        Na cidade de Koblenz, os pesquisadores estiveram no Bundesanstalt für Gewässerkunde - bfg (Agência Federal dos Recursos Hídricos), instituto que monitora a qualidade da água através de parâmetros químicos, físicos e biológicos. 

Prof. Matheus na frente do bfg


     Além de visitar as instalações do instituto, aprenderam uma técnica de avaliação do potencial endócrino de poluentes presentes em amostras de água. No bfg, os pesquisadores acompanharam todas as etapas deste ensaio, juntamente com a responsável técnica Ramona Pfänder e o pesquisador Dr. Sebastian Buchinger, desde a parte laboratorial até a discussão dos resultados.

Prof. Matheus no Clean Bench - bfg

Profa. Rosane e Prof. Matheus com Dr. Buchinger do bfg

Laboratório de Toxicologia no bfg
Profa. Rosane com a técnica Ramona
Profa. Rosane no Clean Bench


         Em Munique, os pesquisadores estiveram no Helmholtz Zentrum München - Deutsches Forschungszentrum für Gesundheit und Umwelt (Instituto Helmholtz - Centro de Pesquisa Federal de Saúde e Meio Ambiente)visitando diversos laboratórios de pesquisa de um dos principais centros federais de pesquisa ambientais e da área da saúde da Alemanha, e uma referência mundial em análises ambientais. Os pesquisadores se reuniram com o Pesquisador Professor Dr. Dr. Karl - Werner Schramm, diretor do Instituto de Química Ecológica (Institut für Ökologische Chemie), cujo trabalho envolve diversos tipos de ensaios de avaliação de potencial toxicológico utilizando-se os mais variados métodos e visando sempre o efeito final sobre o ser humano.

Profa. Rosane no Instituto de Química Ecológica

Profa. Rosane e Prof. Matheus com o Prof. Dr. Dr. Schramm no Instituto de Química Ecológica
  
        Em Trier, os pesquisadores estiveram na Universidade de Trier (Universität Trier) onde tiveram uma reunião técnica com os pesquisadores Prof. Dr. Martin Paulus e Dr. Joachim Krüger, parceiros na realização de intercâmbios e pesquisas em convênio entre a UCS e Universidade de Trier. 

Profa. Dra. Rosane com Prof. Dr. Martin Paulus e Dr. Joachim Krüger (à direita)
      
        Nesta mesma Universidade os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer um renomado Banco Federal de Amostras Ambientais (Umweltprobenbank des Bundes) onde pesquisadores e técnicos coletam, analisam e depositam anualmente, desde 1984, amostras de diferentes táxons e de diferentes ecossistemas para que sejam analisadas possíveis alterações nestes ambientes com o passar dos anos. É a única instituição no mundo que possui a possibilidade de analisar contaminações ambientais ao longo deste período.

Prof. Dr. Matheus com o Prof. Dr. Martin Paulus visitando o Banco Federal de Amostras Ambientais
               
         Ainda na Universidade de Trier, os professores Matheus e Rosane conversaram com o Dr. Reinhard Bierl sobre a análise de agrotóxicos nas águas superficiais e subterrâneas. Esse estudo será desenvolvido em forma de um Trabalho de Conclusão de Curso pela acadêmica do Curso de Biogeoanalítica, Fernanda Lang, sob a orientação do Dr. Bierl, e que fará as amostragens na região costeira nesse verão.

      Os conhecimentos adquiridos nesta viagem serão de extrema importância para o desenvolvimento do Projeto LACOS II, e estes conhecimentos e estas técnicas serão repassados para os pesquisadores, técnicos e alunos participantes do projeto com o intuito de multiplicar estes conhecimentos e enriquecer o Projeto Lagoas Costeiras II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário