Início

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Zoologia: Equipe do Projeto e Teia

Entre os dias 18 e 20 de maio/2012 foi realizada atividade de campo para diagnósticos pontuais da fauna de vertebrados nos município contemplados pelo Projeto LaCosII. 
Sob a orientação dos professores Alois E. Schäfer e Matheus P. Jahn, três bolsistas do projeto e a equipe de pesquisadores de fauna da empresa TEIA, composta por cinco biólogos, com experiência em herpetologia, mastozoologia, ornitologia e ictiologia percorreram a Lagoa do Capão Alto, Lagoa da Porteira, Lagoa do Manuel Nunes e Lagoa do Gentil com objetivo de identificar as espécies predominantes nos ambientes lacustres e seu entorno.


Atividade na lagoa





À procura de peixes nativos em área alagada próxima a lagoa do Manuel Nunes









         





Fotodocumentação de peixes da região
           
         




       








     




Foram utilizados métodos e equipamentos específicos para os grupos trabalhados e cada pesquisador procurou investigar de forma intensiva os banhados, as matas de restinga, campos úmidos, áreas alagadas e dunas próximas às lagoas. Os registros obtidos em campo estão sendo sistematizados e irão compor o atlas socioambiental a ser elaborado ao final deste Projeto.  



terça-feira, 22 de maio de 2012

Águas subterrâneas - atividade de coleta de água em Palmares do Sul

Coleta de água em poço familiar
       No dia 17 de maio, foi realizada saída a campo para coleta de água subterrânea nos pontos cadastrados do município de Palmares do Sul. 
    As atividades foram coordenadas pela professora Rosane Lanzer acompanhada por Elias Michalski e Sabrina Schuh. As coletas foram acompanhadas pelo Engenheiro Agrônomo da Emater Alex Corrêa. 
   


         No município de Palmares do Sul foram coletadas amostras em diferentes  áreas do município entre elas poços próximo a Lagoa da Lavagem, próximo a lavouras de arroz, e açudes, todos com a finalidade para o abastecimento humano. Outro ponto amostrado foi no canal de drenagem das lavouras de arroz. Essas amostras foram enviadas para análise de parâmetros microbiológicos, presença de metais e agrotóxicos. No laboratório de Toxicologia do projeto serão realizadas análises toxicológicas.


Equipe coletando em lavoura de arroz

Professora Rosane, Elias e Alex Corrêa, Engenheiro Agrônomo da Emater de Palmares do Sul



Coleta de água em poço familiar

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Filmagem aérea dos municípios de abrangência do Projeto Lagoas Costeiras II

          No dia 15 de maio o coordenador do Projeto, Prof. Dr. Alois Schäfer foi com uma equipe para a realização de filmagens aéreas dos municípios e lagoas de abrangência do Projeto Lagoas Costeiras II.
            As filmagens realizadas farão parte do acervo para o vídeo sobre o Projeto.

Dunas invadindo as construções em Balneário Quintão
Cultivo de arroz em Palmares do Sul
Lagoa da Porteira








quinta-feira, 17 de maio de 2012

Turismo: Projeto Lagoas Costeiras realiza segunda etapa do Fórum Municipal de Turismo em Cidreira, Palmares do Sul e Balneário Pinhal em maio de 2012

Nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2012 a equipe do Turismo do Projeto Lagoas Costeiras realizou o 2° Fórum Municipal de Turismo nos municípios de Cidreira, Palmares do Sul e Balneário Pinhal, respectivamente, com o apoio das Prefeituras e Secretarias Municipais de Turismo.
O evento foi coordenado pela Professora Laura Rudzewicz (UFPel), com o apoio do técnico em Turismo, Bernardo Ramos (UCS), e das alunas da Graduação em Turismo, Jéssika dos Santos Garcia e Rita Gabriela Araújo Carvalho (UFPel).
        No dia 09 de maio, das 19h às 22h, no Cidreira Praia Clube (CPC), ocorreu a segunda etapa do Fórum de Turismo neste município, contando com a presença de 25 pessoas. 

Plenária do 2º Fórum Municipal de Turismo de Cidreira.
Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Cidreira

        No dia 10 de maio à noite, o evento foi realizado em Palmares do Sul, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmares do Sul (SIMPAS), com um público de 46 participantes.  
Debates em grupos sobre proposta de ação prioritária para o turismo em Palmares do Sul.








Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de  Palmares do Sul









Grupo de alunos do EJA com a Professora Sonia Rodrigues da Costa, apresentando sua proposta durante o 2º Fórum Municipal de Turismo.

       
       
       Em Balneário Pinhal, o 2º Fórum de Turismo ocorreu na sede da Sociedade Amigos da Praia do Pinhal (SAPP), das 18h30 às 21h30, contando com a participação de aproximadamente 18 pessoas.



Plenária do 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.
Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.

Equipe do Turismo do projeto Lagoas Costeiras II e participantes do 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.



        A maioria do público envolvido nestes eventos já havia participado da 1ª etapa do Fórum Municipal de Turismo, realizado pelo Projeto Lagoas Costeiras em março de 2012, compreendendo um público bastante diversificado composto de: professores e estudantes do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA); empresários e representantes do comércio, associações e meios de comunicação local; além de membros da comunidade interessados na temática.
                 A programação do evento contou com a apresentação dos resultados do 1º Fórum Municipal de Turismo nestes municípios, no que se refere às dificuldades e às potencialidades do desenvolvimento do turismo local enumeradas pela comunidade presente nos encontros realizados em março de 2012. Logo após, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e incentivados à refletir sobre os aspectos mais representativos enumerados como potencialidades de cada município. Cada grupo elaborou uma proposta de ação e estratégia prioritária ao desenvolvimento turístico local, vislumbrando as possibilidades de qual é o turismo que queremos? Através de um processo participativo, a comunidade contribuiu de forma significativa ao alcance dos objetivos propostos nesta etapa do Fórum de Turismo na região. 
    Durante o trabalho em campo, a equipe do Turismo também realizou entrevista na rádio Amigos de Balneário Pinhal, no dia 11 de maio pela manhã, o que representou uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho que está sendo realizado pelo Projeto Lagoas Costeiras na região, e ainda, expandir o convite à comunidade para participar das atividades em andamento. Dentre elas, a atividade de escolha das 7 Maravilhas nos municípios envolvidos ainda encontra-se em processo de votação, tendo sido coletados mais votos durante o 2º Fórum de Turismo. 




Equipe do Turismo do projeto Lagoas Costeiras II realizando entrevista na Rádio Amigos de Balneário Pinhal

       Os resultados coletados pelos pesquisadores nestas duas etapas do Fórum Municipal de Turismo e da escolha das 7 Maravilhas encontram-se em processo de cadastramento e serão editados no próximo semestre.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Final de semana de filmagem das atividades do Projeto Lagoas Costeiras II

        Nos dias 4, 5 e 6 de maio, integrantes do Projeto Lagoas Costeiras II, junto com equipe de filmagem foram às lagoas costeiras a fim de registrar as atividades a campo.
        O vídeo é um dos produtos finais do Projeto Lagoas Costeiras II e contemplará todas as linhas de ação do mesmo.

Equipe se preparando para as filmagens dentro da Lagoa do Capão Alto
Filmagens na Lagoa do Capão Alto


Equipe de filmagem
Equipe do Projeto (em pé) junto com a equipe de filmagem



Voo de helicóptero em maio

       No dia 03 de maio, o professor Alois Schäfer, Cassiano Marchett e Sabrina M. Schuh, fizeram voo de helicóptero para reconhecimento e fotodocumentação das áreas abrangidas pelo Projeto Lagoas Costeiras II. 

Vista do Rio Palmares em Palmares do Sul
Vista das Lagoas do Lessa, da Suzana  e da Cidreira


Lagoa da Porteira e da Lavagem em Palmares do Sul

Lagoa da Cerquinha em Balneário Pinhal
Vista das Lagoas do Rincão das Éguas, do Cipó e da Porteira
Dunas próximas às lagoas 


Dunas próximas a Lagoa do Quintão
        






























As fotografias aéreas mostram as belezas da região e serão usadas como ferramenta na elaboração de mapas de uso e cobertura do solo.


Sabrina, Prof. Alois Schäfer e Cassiano no Aeroclube
        

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Treinamentos para o manejo dos peixes

         O professor pesquisador Matheus P. Jahn, e os alunos Fernanda Guarezze Debiazi e Maurício Bettio, participantes do Projeto Lacos II, estiveram em treinamentos de identificação de diferenças sexuais e de coleta de sangue em peixes, com o intuito de preparar os alunos e pesquisadores para os trabalhos com peixes que serão realizados no Projeto Lacos II. Estes treinamentos foram realizados no Criadouro Conservacionista de Três Coroas – RS (Figura 1),  e no Multipeixes em Cruzeiro do Sul – RS (Figuras 2 e 3).
 Após a coleta e identificação do peixe, do sexo e da idade aproximada, os peixes são devidamente anestesiados e é feita a coleta de sangue (Figura 4)  para as posteriores análises nos laboratórios da UCS.

         Escolha do peixe: O peixe escolhido para os trabalhos de campo nas Lagoas Costeiras foi o Jundiá (Rhamdia quelen) (Figura 5) devido aos hábitos alimentares, pela fácil obtenção (pesca), pela boa adaptabilidade em laboratório (se necessário for manter alguns animais em laboratório) e pela facilidade com que se diferenciam os sexos (Figura 6).


Figura 1: Criadouro Conservacionista de Três Coroas - RS. Foto: Matheus P. Jahn

Figura 2: Multipeixes, Cruzeiro do Sul - RS. Foto: Maurício Bettio

Figura 3: Pesquisadores do Projeto Lacos II participando da coleta dos peixes no Multipeixes, Cruzeiro do Sul - RS. Foto: Maurício Bettio

Figura 4: Coleta de sangue no Criadouro Conservacionista de Três Coroas - RS. Foto: Paulo Henrique Boff

Figura 5: Jundiá (Rhamdia quelen). Foto: Maurício Bettio

Figura 6: Diferenciação sexual no Jundiá. Peixe da esquerda – macho; peixe da direita – fêmea; diferença na fenda genital. Foto: Maurício Bettio