Início

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Turismo: Projeto Lagoas Costeiras realiza segunda etapa do Fórum Municipal de Turismo em Cidreira, Palmares do Sul e Balneário Pinhal em maio de 2012

Nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2012 a equipe do Turismo do Projeto Lagoas Costeiras realizou o 2° Fórum Municipal de Turismo nos municípios de Cidreira, Palmares do Sul e Balneário Pinhal, respectivamente, com o apoio das Prefeituras e Secretarias Municipais de Turismo.
O evento foi coordenado pela Professora Laura Rudzewicz (UFPel), com o apoio do técnico em Turismo, Bernardo Ramos (UCS), e das alunas da Graduação em Turismo, Jéssika dos Santos Garcia e Rita Gabriela Araújo Carvalho (UFPel).
        No dia 09 de maio, das 19h às 22h, no Cidreira Praia Clube (CPC), ocorreu a segunda etapa do Fórum de Turismo neste município, contando com a presença de 25 pessoas. 

Plenária do 2º Fórum Municipal de Turismo de Cidreira.
Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Cidreira

        No dia 10 de maio à noite, o evento foi realizado em Palmares do Sul, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmares do Sul (SIMPAS), com um público de 46 participantes.  
Debates em grupos sobre proposta de ação prioritária para o turismo em Palmares do Sul.








Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de  Palmares do Sul









Grupo de alunos do EJA com a Professora Sonia Rodrigues da Costa, apresentando sua proposta durante o 2º Fórum Municipal de Turismo.

       
       
       Em Balneário Pinhal, o 2º Fórum de Turismo ocorreu na sede da Sociedade Amigos da Praia do Pinhal (SAPP), das 18h30 às 21h30, contando com a participação de aproximadamente 18 pessoas.



Plenária do 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.
Trabalho de grupo realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.

Equipe do Turismo do projeto Lagoas Costeiras II e participantes do 2º Fórum Municipal de Turismo de Balneário Pinhal.



        A maioria do público envolvido nestes eventos já havia participado da 1ª etapa do Fórum Municipal de Turismo, realizado pelo Projeto Lagoas Costeiras em março de 2012, compreendendo um público bastante diversificado composto de: professores e estudantes do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA); empresários e representantes do comércio, associações e meios de comunicação local; além de membros da comunidade interessados na temática.
                 A programação do evento contou com a apresentação dos resultados do 1º Fórum Municipal de Turismo nestes municípios, no que se refere às dificuldades e às potencialidades do desenvolvimento do turismo local enumeradas pela comunidade presente nos encontros realizados em março de 2012. Logo após, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e incentivados à refletir sobre os aspectos mais representativos enumerados como potencialidades de cada município. Cada grupo elaborou uma proposta de ação e estratégia prioritária ao desenvolvimento turístico local, vislumbrando as possibilidades de qual é o turismo que queremos? Através de um processo participativo, a comunidade contribuiu de forma significativa ao alcance dos objetivos propostos nesta etapa do Fórum de Turismo na região. 
    Durante o trabalho em campo, a equipe do Turismo também realizou entrevista na rádio Amigos de Balneário Pinhal, no dia 11 de maio pela manhã, o que representou uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho que está sendo realizado pelo Projeto Lagoas Costeiras na região, e ainda, expandir o convite à comunidade para participar das atividades em andamento. Dentre elas, a atividade de escolha das 7 Maravilhas nos municípios envolvidos ainda encontra-se em processo de votação, tendo sido coletados mais votos durante o 2º Fórum de Turismo. 




Equipe do Turismo do projeto Lagoas Costeiras II realizando entrevista na Rádio Amigos de Balneário Pinhal

       Os resultados coletados pelos pesquisadores nestas duas etapas do Fórum Municipal de Turismo e da escolha das 7 Maravilhas encontram-se em processo de cadastramento e serão editados no próximo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário