Início

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Balneário Pinhal: Semana Interamericana da Água

        No dia 04 de outubro, a equipe do Projeto Lagoas Costeiras II foi à Balneário Pinhal para a Semana Interamericana da Água. Neste dia foram realizadas oficinas, ministradas pelos integrantes do Projeto.

         As oficinas realizadas foram: 

1. Gênese e mapa das lagoas: A oficina apresentou através de mapa, a localização das lagoas B. Pinhal. A evolução geológica da área, responsável pela formação das lagoas foi apresentada. Com o uso de uma maquete foram apresentadas as características fisiográficas das lagoas, como profundidade, morfologia e dinâmica do entorno, especialmente as dunas. Foram destacados os "perigos" escondidos nas lagoas, quando usadas bomo balneários. 



Oficina de gênese e mapa das lagoas

2. Fauna aquática das lagoas: Na oficina “Fauna aquática” os alunos observaram os pequenos invertebrados que vivem na lagoa e aprenderam sobre a função destes organismos na cadeia alimentar e na avaliação da qualidade do ambiente. Os alunos apresentaram um grande interesse e se empenharam na “caça ao tesouro”, tentando identificar os invertebrados encontrados na lagoa da Cerquinha. Ao final da atividade, alguns alunos até se ofereceram para recolher o lixo deixado nas margens da lagoa, demonstrando que compreenderam a importância da preservação deste ambiente.

Oficina de fauna aquática das lagoas

 3. Aves das lagoas: O objetivo da atividade foi promover aos participantes um momento de apreciação da natureza através da observação contemplativa das aves à beira da Lagoa Rondinha, bem como salientar a importância dos ambientes aquáticos e litorâneos para a conservação das aves. Durante a oficina os alunos tiveram contato com algumas espécies de aves comuns na região litorânea do Rio Grande do Sul, tais como a Garça-Branca-Grande (Ardea Alba), Garça-Branca-Pequena (Egretta Thula), Tesourinha (Tyrannus savana), Gavião-Caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), Noivinha (Xolmis irupero), jaçanã (Jacana jacana), Saracura-do-Banhado (Pardirallus sanguinolentus), Tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus), Frango-d´agua-comum (Gallinula galeata) e outras espécies que despertaram a curiosidade dos participantes. Uma parte introdutória sobre como observar aves também foi ministrada, com o intuito de orientar na utilização do binóculo e quais práticas são essenciais para não perturbar as aves durante a observação. 


Oficina de aves das lagoas

4. Vegetação das dunas: A equipe responsável pelo estudo da vegetação e uso do solo, realizou uma oficina referente a caracterização das formações vegetais do ecossistema restinga, Na atividade, realizada com os alunos das escolas locais da região, foram apresentadas características gerais e importância desta vegetação para a manutenção da água e do ecossistema como um todo. Os alunos, orientados pelos os integrantes do projeto, realizaram uma pequena trilha para a visualização da flora local. Na oportunidade, ressaltou-se a importância da vegetação para a fixação de dunas, bem como as espécies mais abundantes e suas adaptações.




Oficina de vegetação de dunas

       Participaram 65 crianças que estudam nas escolas do município. Aconteceram ainda apresentações artísticas das crianças e show de mágica.  
         
         A equipe ficou muito satisfeita com evento, pois houve grande interesse por parte dos jovens em aprender mais sobre a região onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário