Início

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Balneário Pinhal, Palmares do Sul e Cidreira: Curso de Multiplicadores - Módulo III - Valorização dos recursos turísticos locais

           Nos dias 05, 19 e 20 de outubro de 2012 foi realizada a terceira etapa do Curso de Multiplicadores nos municípios de Balneário Pinhal, Palmares do Sul e Cidreira, respectivamente, apresentando o tema Valorização dos recursos turísticos locais.

O evento foi coordenado pela professora Laura Rudzewicz (UFPel), com o apoio do professor Alois Schafer (UCS), dos técnicos Bernardo Ramos (Turismo/UCS) e Aline Giacomet (Biologia/UCS), e das bolsistas Jéssika dos Santos Garcia (Turismo/UFPel) e  Karmine Pasinatto (Biologia/UCS). O curso contou com o apoio da Secretaria de Educação dos três municípios.
O objetivo do evento foi incentivar os participantes à reflexão sobre o turismo e a inserção do tema no ensino, além da valorização dos diferentes olhares sobre os recursos, naturais e culturais e a vocação turística do local.
Na parte da manhã, houve uma Palestra sobre Turismo e após, os participantes criaram atividades educativas que possam ser trabalhadas em aula, de forma a estimular os alunos à sensibilização e valorização do potencial turístico local. Essas propostas incluíram jogos, aulas práticas, maquetes, atividades em campo, passeios orientados, utilizando-se o ambiente da sala de aula ou práticas ao ar livre, integrando as diferentes áreas do conhecimento na escola.
Na parte da tarde, os participantes realizaram uma atividade em campo, produzindo “cartões postais” para seus municípios e elaboraram propostas de ações nos recursos turísticos selecionados, tendo em vista a melhoria da atratividade e da infraestrutura turística dos municípios. Os cartões postais criados podem ser conferidos abaixo, por município e por nome.










     Os participantes mostraram-se interessados no tema do turismo, refletindo sobre a realidade atual e futura dessa atividade nesses municípios, engajando-se efetivamente em todas as atividades do curso. Isso refletiu em um dia muito proveitoso de troca de conhecimentos e experiências entre as comunidades locais e a equipe do Projeto no que se refere aos potenciais turísticos da região de estudo.

FOTO 1 - Apresentação inicial do III Módulo do Curso de Multiplicadores do Projeto Lagoas Costeiras II em Balneário Pinhal.

FOTO 2 – Grupo de participantes apresentando proposta de atividade educativa sobre turismo, III Módulo do Curso de Multiplicadores de Palmares do Sul.

FOTO 3 -  Grupo de participantes apresentando proposta de atividade educativa sobre turismo, III Módulo do Curso de Multiplicadores de Cidreira.


FOTO 4- Prática ao ar livre realizada pelos grupos de professores durante o III Módulo do Curso de Multiplicadores do Projeto Lagoas Costeiras II em Balneário Pinhal.


FOTO 5- Prática ao ar livre realizada pelos grupos de professores durante o III Módulo do Curso de Multiplicadores do Projeto Lagoas Costeiras II em Cidreira.


FOTO 6 - Grupo de participantes do III Módulo do Curso de Multiplicadores do Projeto Lagoas Costeiras II em Palmares do Sul.







Nenhum comentário:

Postar um comentário