Início

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Balneário Pinhal: Curso de Multiplicadores Módulo II

    Nos dias 28 e 29 de junho foi realizado o módulo II do Curso de Formação de Multiplicadores no município de Balneário Pinhal.
     Na sexta-feira de manhã ocorreu a palestra Água Subterrânea, Poços e fontes de contaminação ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Reginato, que possibilitou discussões sobre este assunto de grande importância. Na parte da tarde ocorreram as palestras: Poluição e Meio Ambiente (Profª. Drª. Rosane Lanzer), Toxicologia Ambiental (Prof. Dr. Matheus Jahn) e Conservação e Legislação (Biól. Cassiano Marchett) que abordaram a importância do ecossistema litorânea gaúcho, bem como sua fragilidade e riscos da má utilização dos recursos.

Prof. Pedro na sua apresentação sobre água subterrânea, 
poços e fontes de contaminação 
Professora Rosane: palestra sobre poluição e meio ambiente

Prof. Matheus palestrando sobre toxicologia ambiental
     






  

   
    
Palestra sobre Conservação e Legislação com o biólogo Cassiano Marchett
       
      No sábado, a palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Msc. Siclério Ahlert: Cartografia e Sensoriamento Remoto, relacionando as ações do Projeto Lagoas Costeiras e as possibilidades didáticas do seu ensino. No final da manhã e durante toda a tarde a Profª. Dra. Jocelei de Oliveira Pinto, juntamente com os biólogos Willian Schneider e Angélica Scholl apresentaram diversas opções de materiais didáticos, possibilidades de aulas práticas e metodologias para trabalhar questões ambientais com alunos.

Professor Siclério mostrando materiais didáticos sobre cartografia 
Professora Jocelei palestrando aos professores
    
  


Dinâmica realizada durante a tarde de sábado

Professores sugerindo materiais que serão disponibilizados na
Laboratório Móvel
Professores sugerindo materiais que serão disponibilizados na 
Laboratório Móvel

Encerramento das discussões 

      Os professores gostaram muito das atividades desenvolvidas, especialmente da discussão sobre materiais didáticos e da possibilidade de sugerirem materiais para compor o Laboratório Móvel Ambiental. Cada município receberá do Projeto Lagoas Costeiras um Laboratório Móvel Ambiental que será itinerante e assim, todas as escolas municipais poderão fazer uso desta ferramenta para enriquecer as aulas.
      A equipe agradece a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto pelo apoio na realização deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário