Início

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como tudo começou!

O início do Projeto Lagoas Costeiras deve-se a experiência científica e a convivência com as peculiaridades do litoral rio-grandense de um orientador, seu grupo de mestrandos em ecologia e dois técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este orientador em questão é o Professor Dr. Alois Eduard Schäfer,idealizador e coordenador do Projeto Lagoas Costeiras I e II. A vice-coordenação é realizada pela professora Pós-Doutora Rosane Lanzer, que na época era uma das mestrandas.

Através de oito anos de estudo das lagoas do Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul, desde a Lagoa Itapeva, em Torres, até a Lagoa Mangueira em Santa Vitória do Palmar, os primeiros trabalhos de campo tiveram início em 1979 e terminaram em 1986, com análises sobre metais pesados nos sedimentos. Ao todo, foram visitadas 48 lagoas, e estudados os dados morfológicos, físico-químicos e biológicos de 39 lagoas.

As imagens abaixo, mostram as condições de trabalho em campo, as dificuldades e soluções para vencê-las, na primeira pesquisa de 1979 a 1986.











Apesar das dificuldades, a dedicação extraordinária e a alegria das equipes durante os trabalhos de campo estiveram sempre presentes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário