A exemplo da experiência positiva do projeto desenvolvido entre maio de 2007 e novembro de 2008, nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, o grupo de pesquisadores, técnicos e bolsistas de iniciação científica pretende mobilizar a população e o poder público de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul para a valorização dos ecossistemas costeiros. A ideia central é diagnosticar a situação dos recursos hídricos e de seu entorno, transformando esses conhecimentos em ferramentas pedagógicas que permitam às comunidades conhecer, valorizar e proteger os seus recursos naturais.
Uma equipe de cerca de 30 pessoas, desenvolverá o projeto, com a coordenação do professor Alois Schäfer. "Nós decidimos encaminhar à PETROBRAS Ambiental o pedido de financiamento do Projeto LACOS II, porque nos preocupa a situação das lagoas do litoral rio-grandense, no que se refere à situação ecológica e social. Nossas atividades no primeiro projeto foram bem sucedidas e pensamos que poderíamos ajudar também a outros três municípios daquela região. A PETROBRAS Ambiental reconheceu o trabalho que a UCS fez em Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar e nos ofereceu a possibilidade de estendê-lo a Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul".
A exemplo do que já foi realizado nos outros quatro municípios gaúchos, o projeto enfatizará ações educativas e ambientais, com foco na formação de cidadãos multiplicadores para a disseminação de conhecimentos que levem a uma mudança de atitude com relação ao manejo racional dos recursos hídricos disponíveis.
O professor Alois Schäfer destaca uma das novidades do projeto II: "estudos toxicológicos das águas subterrâneas utilizadas para o abastecimento por meio de poços artesianos familiares, para isso incorporamos à equipe um profissional da área da toxicologia".
O conhecimento como ferramenta de mudança
Para a realização do projeto, a população poderá contar com laboratórios móveis, através dos quais terá acesso a alguns métodos de avaliação ambiental e ao conhecimento sobre a biodiversidade regional. O projeto contará também com o curso de multiplicadores, que serão as organizações de produtores existentes na região, como cooperativas e sindicatos rurais. Haverá ainda a realização da Agenda 21 escolar.
Ao final do projeto, serão produzidos:
- Um Atlas Ambiental, que apresentará o diagnóstico socioambiental e as potencialidades para um desenvolvimento sustentável;
Ao final do projeto, serão produzidos:
- Um Atlas Ambiental, que apresentará o diagnóstico socioambiental e as potencialidades para um desenvolvimento sustentável;
- Um Manual de Gestão dos Recursos Hídricos, com ferramentas para a tomada de decisões na gestão pública;
- Uma Cartilha de Educação Ambiental que fornecerá as bases ecológicas regionais para a educação ambienta;
- Uma Carta de Boas Práticas no Turismo com recomendações que subsidiarão o desenvolvimento turístico local sustentável.
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