Início

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resultados do Projeto Lagoas Costeiras I

          O projeto “Gestão sustentada das lagoas costeiras do litoral médio e sul do estado do Rio Grande do Sul” alcançou todas as metas planejadas, superando os objetivos na área dos recursos hídricos e da comunicação social, seja no trabalho com a comunidade, com as escolas e na área do turismo. Tendo como orientação as demandas das comunidades, o projeto mudou sua ênfase mais científica para uma prioridade mais comunitária.
         
         Os estudos das lagoas costeiras objetivaram a sua caracterização morfológica, físico-química e biológica. O resultado deste trabalho foi uma caracterização inédita das condições ecológicas dos corpos d'água e a documentação da dinâmica dos estados tróficos ao longo do ano. Foi possível mostrar as peculiaridades desses lagos, em consequência de sua localização geográfica próxima do oceano e de seu isolamento de sistemas fluviais.

O levantamento da vegetação terrestre e aquática concluiu um inventário da biodiversidade florística, também inédito, da Restinga. Os trabalhos de reconhecimento das unidades de vegetação ajudaram na classificação do uso do solo na área de abrangência do projeto. Nas lagoas foram realizadas coletas de fitoplâncton e de comunidades de macrófitas aquáticas.

         O levantamento da biodiversidade faunística incluiu coletas de invertebrados aquáticos nas lagoas costeiras e uma revisão bibliográfica dos vertebrados da região. Desta forma, obteve-se uma relação da biodiversidade dos ecossistemas terrestres e aquáticos costeiros, documentada amplamente no Atlas Socioambiental e no livro de Educação Ambiental. 

Na área da comunicação social, foram realizados cursos de capacitação para multiplicadores em educação ambiental com alta adesão e aprovação dos participantes. Também  foi realizado com sucesso o levantamento das potencialidades turísticas de cada município, usando como ferramenta "as 7 maravilhas turísticas".

O “Atlas Socioambiental dos Municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar”, o livro “Fundamentos Ecológicos de Educação Ambiental dos Municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar”, o livro “Recursos Hídricos dos Municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar: Manual de Gestão Sustentada" e “As lagoas costeiras do litoral médio e sul do Rio Grande do Sul: um Registro Fotográfico” tornaram-se a essência de um trabalho multidisciplinar bem sucedido e uma base para a sustentabilidade das ideias trazidas pela equipe do projeto para região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário